• menu1
27/09/2018 15h6 - Atualizado em 27/09/2018 15h6
A Ciência perde o professor Horacio Schneider, presidente do Conselho Fiscal da FADESP.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
A Ciência perde Horacio Schneider, professor da UFPA e presidente do Conselho Fiscal da FADESP.
Ampliar imagem
Reunião do Conselho Fiscal realizada em junho deste ano.

É com muito pesar que a FADESP informa o falecimento do professor da UFPA e presidente do Conselho Fiscal desta entidade, Horacio Schneider. A Fundação perdeu um grande parceiro e a sociedade, um profissional com extensa produção científica e atuação na defesa do ensino e da pesquisa.

Horacio Schneider foi vice-reitor da UFPA no período de 2009 a 2016, tendo assumido a reitoria no ano de 2016, quando o professor Carlos Maneschy deixou o cargo. Antes, foi pró-reitor da UFPA, presidente da Sociedade Brasileira de Genética e membro de outras entidades científicas.

De seu histórico acadêmico na UFPA _foram cerca de 160 artigos científicos publicados em revistas de circulação nacional e internacional; oito capítulos de livros e três livros sobre Métodos de Análise Filogenética; mais de 200 resumos publicados em encontros nacionais e vários em encontros internacionais_, um dos destaques foi a atuação na criação e no fortalecimento dos estudos de genética animal. E foi no início da formação do grupo de Genética que a sua relação com a FADESP começou.

Em relato feito na comemoração de 30 anos de fundação da FADESP, ele lembrou que em 1977 conheceu o diretor da Fundação, professor Antônio Gomes de Oliveira, e foi estimulado a apresentar projeto ao Banco da Amazônia para estudo de "aspectos genéticos e reprodutivos em bovinos e bubalinos da Amazônia".

"Fomos surpreendidos com a notícia de que o projeto havia sido aprovado. Seis milhões de cruzeiros! Quanto era? Sei lá! Só sei que era muito dinheiro! Interrompemos o doutorado e retornamos para Belém para coordenar o projeto. Creio que este foi um talvegue na história do desenvolvimento do grupo de Genética e também da reprodução animal liderado pelo doutor William Gomes Valle. Graças a esse aporte de recursos, novos laboratórios foram montados, equipamentos de grande porte foram adquiridos, projetos iniciados, esperanças renovadas", contou, na cerimônia.

Neste momento de perda, dedicamos toda a nossa solidariedade à família e amigos.

Professor Roberto Ferraz,
Diretor FADESP