• menu1
16/03/2018 16h5 - Atualizado em 16/03/2018 16h5
TV CONFIES está no ar para acesso pela internet e deve se tornar canal de divulgação dos projetos.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
TV CONFIES está no ar para acesso pela internet e deve se tornar canal de divulgação dos mais de 22 mil projetos gerenciados.

Já está no ar a TV CONFIES, uma rede de canais online que pretende divulgar o trabalho das Fundações de apoio na gestão da pesquisa, do ensino, da extensão, da tecnologia e da inovação desenvolvidos pelas instituições. Em média, elas gerenciam mais de 22 mil projetos por ano. Na FADESP, que terá o seu canal, são mais de 300 anualmente.

No primeiro dia de funcionamento da TV CONFIES foram exibidos depoimentos de dirigentes do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, das Fundações de apoio e das instituições apoiadas.

O presidente do CONFIES, professor Fernando Peregrino, considerou esse um grande momento para a pesquisa e a inovação. Além de divulgar os trabalhos desenvolvidos nos projetos, a TV terá cursos voltados aos colaboradores das entidades.

"É uma rede de apoio à inovação. Rede que vai possibilitar a comunicação de todos os colaboradores de todas as 93 fundações de apoio espalhadas pelo Brasil. É uma rede moderna, está na internet. De certo contribuirá para que o país ganhe com a inovação, ciência e tecnologia", enfatizou.

O diretor da FADESP e diretor do Confies, professor Fernando Arthur Neves, considera a iniciativa estratégica e importante para a ampliação e a consolidação da sociedade do conhecimento.

"Por meio desse instrumento nós possibilitamos o acesso ao que desenvolvemos de apoio às instituições de ensino e pesquisa, bem como as contribuições que isso representa para o empreendedorismo, para o mundo do trabalho, para o conjunto da sociedade brasileira", observou.

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Tourinho, reiterou a importância das entidades e da TV como instrumentos para o desenvolvimento das instituições.

"As Fundações de apoio cumprem papel fundamental ao aproximar a nossa comunidade de setores da sociedade que podem e devem usufruir dessa expertise científica e tecnológica que nós dispomos. Agora, com a criação da TV CONFIES, elas cumprirão um papel adicional e fundamental que é comunicar à sociedade tudo isso que as universidades fazem, todo o esforço institucional de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso país", disse.

Conforme vídeo de apresentação transmitido no primeiro dia de funcionamento da TV CONFIES, 132 universidades são apoiadas por 93 fundações, no Brasil, atualmente. Elas movimentam mais de R$ 5 bilhões de recursos públicos e privados, além de responderem por quase 80% da importação de insumos e de bens para os laboratórios e institutos de pesquisa.

Apesar de terem sido criadas em 1994 para dar agilidade às ações das instituições, ainda existe pouca compreensão sobre suas atividades e isso as tornam vulneráveis às críticas. A expectativa é que a TV ajude a mudar esse quadro permitindo que a sociedade compreenda o papel das fundações através do conteúdo que pode ser acessado pelo computador, celular e smart tv.

Inicialmente, 17 fundações possuem canais na TV Confies e a partir deste lançamento nacional cada uma construirá sua programação. A expectativa é que os projetos que hoje têm visibilidade somente no formato de texto e de fotos ganhem também versões audiovisuais a partir da produção de novos conteúdos.