• menu1
04/09/2017 9h38 - Atualizado em 04/09/2017 9h38
Reportagem do Academia Amazônia mostra as pesquisas com açaí feitas em laboratório da UFPA.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Reportagem do Academia Amazônia mostra as pesquisas com açaí feitas em laboratório da UFPA.

Em nova reportagem do programa Academia Amazônia, reproduzida no jornal da Cultura, o professor Hervè Rogez fala sobre os benefícios do açaí para a saúde humana identificados nas pesquisas realizadas no Laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho tem apoio da FADESP. O fruto é muito presente à mesa dos paraenses, mas nos últimos anos também tem ganhado o mercado nacional.

Conforme o professor, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPA, a pesquisa sobre o fruto do açaí e muito extensa. Atualmente, o laboratório tem três grupos de pesquisa que estudam a qualidade, a inovação e a criação de novos produtos para o mercado, além da biogenética do fruto.

As pesquisas já identificaram, por exemplo, a presença de antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, crônico-degenerativas e tumores. "Mais recentemente, descobrimos que é muito importante na prevenção de doenças como a leshimaniose e as degenerativas do cérebro", conta o pesquisador.

Ele explica que, no laboratório, o fruto passa por vários testes, em várias condições ambientais, para a verificação das suas propriedades. Os ensaios são realizados desde a plantação in vitro. "É pesquisa que não tem fim. Esse ano, na safra, a gente está com dois novos experimentos já projetados, cada um com mais de vinte voluntários, para poder apresentar novas propriedades para os consumidores", adianta.

Conforme destacado na reportagem, o Laboratório de Biotecnologia da UFPA é referência nacional nas pesquisas em açaí e, atualmente, presta consultoria para o Ministério da Agricultura.

A reportagem está disponível no site e no canal do youtube do Academia Amazônia, além de ter sido transmitida no Sintonize, quadro do Jornal da Cultura voltado ao incentivo à produção científica.