• menu1
16/11/2016 14h10 - Atualizado em 16/11/2016 14h10
Simpósio de captação de água da chuva é aberto em Belém.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Simpósio nacional de captação de água da chuva é aberto em Belém.
Ampliar imagem
Apresentação de trabalhos orais
Ampliar imagem
estandes
Ampliar imagem
Lançamento do Livro

O 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água da Chuva (SBCMAC), evento apoiado pela FADESP, começou na última terça-feira, 15, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus da UFPA, em Belém.

Entre os assuntos em debate estão, a necessidade de normas técnicas voltadas para o aproveitamento de água da chuva que atenda a população desabastecida no país, seja ela da zona rural ou da urbana, além das experiências de captação em comunidades e a apresentação de novos equipamentos propostos por pesquisadores.

Como desbloquear o potencial de aproveitamento da água da chuva no Brasil foi o assunto da palestra de Asher Kiperstok, na abertura do evento.

Na manhã desta quarta-feira,16, duas mesas redondas movimentaram o simpósio. Uma delas cordenada pelo professor doutor da UFPA, Ronaldo Mendes. Ele falou sobre o aproveitamento de água da chuva na Amazônia, uma região de contrastes – rodeado por rios, e no entanto, cerca de 5 milhões de habitantes carecem de água encanada. Situação agravada no período de diminuição das chuvas.

O consultor internacional Marc-Antoine Diego Guidi, a pesquisadora da Embrapa Luíza Teixeira Brito  e Marcos de Barros da empresa de tecnologia e reciclagem Aquastock fizeram um raio x do potencial de aproveitamento de água da chuva no país.

Houve ainda o lançamento do livro "Captação Manejo e Uso de Água de Chuva", de autoria de especialistas sobre o asunto, além de apresentação de trabalhos orais.

Na programação desta quinta-feira (17) haverá a mesa redonda que trata da "Inserção do uso de água de chuva nos planos municipais de saneamento", das 8h às 10h, e das 10h30 às 12h30, o debate "Norma Técnica sobre Aproveitamento de Água de Chuva: Rever para avançar".

O simpósio encerra nesta sexta-feira (18) com o debate "Políticas e legislação de estímulo ao aproveitamento de água de chuva", pelo representante do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Narser; Alfredo Guerra Machado da Funasa e Antônio Timbó pelo Senado Federal.