• menu1
06/09/2016 16h35 - Atualizado em 06/09/2016 16h35
Projeto Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia gera coleção "Formação Regional da Amazônia".
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Projeto Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia gera coleção "Formação Regional da Amazônia".
Ampliar imagem
Autores durante lançamento da coleção.
Ampliar imagem
Autores durante lançamento da coleção.
Ampliar imagem
Autores durante lançamento da coleção.

O projeto Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA/BNDES), apoiado pela FADESP, gerou a "Coleção Formação Regional da Amazônia". São quatro livros sobre a formação da Amazônia, sob a ótica institucional, socioeconômica, socioambiental e dos municípios.

A coleção foi organizada pelos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) Fábio Carlos da Silva, Nírvia Ravena, Edna Castro, Índio Campos, Ligia Simonian, Estér Baptista, Mário Miguel Amin e Sílvia Ferreira Nunes.

O material é um dos produtos do projeto IPPA, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e realizado pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA) em parceria com o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Hoje secretário executivo da IPPA, o professor Carlos Silva coordenou o projeto e é um dos coordenadores gerais da coletânea. Para ele, o material é o que há de mais atual e consistente na historiografia da Amazônia, sendo produzida pelos melhores pesquisadores dos nove Estados da região.

"É uma referência pra quem quiser entender e também um detalhamento do que aconteceu com a expansão da fronteira econômica a partir de 1960, em todos os Estados. O desdobramento disso é o problema que essa coletânea está apontando, que são justamente os problemas nos municípios", reforçou.

No volume I, conforme o prefácio, a análise da história das instituições é vista como fundamental para "se entender as causas básicas das diferenças de prosperidade econômica e de qualidade de vida entre as regiões". Na Amazônia, é observado um ambiente institucional que favorece atividades predatórias dos recursos naturais e de exploração social.

O volume II reúne "retratos históricos que traçam a evolução da região desde a ocupação indígena, na época colonial, até o período recente de expansão da fronteira amazônica, ressaltando as mudanças mais importantes na qualidade de vida da população".

O volume III aborda as políticas e a gestão realizadas nas últimas duas décadas voltadas às áreas ambientais protegidas, os entornos destas e as unidades de conservação privadas. São apresentadas informações sobre a competência dos gestores e o seu envolvimento com os ocupantes das áreas, por exemplo.

No volume IV são apresentadas análises a partir de pesquisas interdisciplinares sobre a sustentabilidade econômica, político-institucional, sociocultural e ambiental a partir dos municípios. São apontados problemas ações para o enfrentamento dos mesmos, além de potencialidades.
........................
Coleção Formação Regional da Amazônia
Volume I: Formação Institucional da Amazônia – Fábio Carlos da Silva e Nírvia Ravena.
Volume II: Formação Socioeconômica da Amazônia – Edna Castro e Índio Campos.
Volume III: Formação Socioambiental da Amazônia – Ligia Simonian e Estér Baptista.
Volume IV: Formação dos Municípios da Amazônia – Fábio Carlos da Silva, Mário Miguel Amin e Sílvia Ferreira Nunes.