• menu1
17/06/2016 13h48 - Atualizado em 17/06/2016 13h48
Livro sobre homem pré-histórico amazônico será lançado dia 23 no MPEG
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Livro sobre homem pré-histórico amazônico será lançado dia 23 no MPEG
Ampliar imagem
Ampliar imagem

O livro "Amazônia Antropogênica" reúne as pesquisas realizadas pelo Projeto Arqueológico Carajás (PACA), em sítios arqueológicos nas áreas norte e sul da Serra dos Carajás, sudeste paraense, nos últimos quatro anos.O projeto foi gerenciado pela Fadesp e financiado pela Vale.

Organizada pelo coordenador do projeto, o arqueólogo e pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Marcos Pereira Magalhães, a obra apresenta teorias a partir de vestígios encontrados na região de como teria começado a ocupação humana na Amazônia.

Segundo as pesquisas, a evolução histórica da presença do homem pré-histórico na Amazônia teria se passado em dois momentos distintos: o primeiro deles começou há 11 mil anos com a Cultura Tropical composta por grupos caçadores coletores, nômades, que após adaptação ao ecossistema de floresta tropical, inicia o manejo de recursos florestais, desenvolvendo mais tarde a tecnologia de produção de cerâmica, e, dando início a domesticação de plantas.

O segundo momento encontrado nas pesquisas arqueológicas foi a evolução deste grupo, por volta de 5 mil anos atrás. Eles passam a se fixar em locais específicos, cultivam plantas domésticas, aperfeiçoam a agricultura, que se torna sistemática, e estabelecem novos complexos procedimentos técnicos para a produção da cerâmica, estabelecendo outro processo histórico, a Cultura Neotropical.

A publicação identifica o impacto causado pela presença do homem pré-histórico na região, com manejo dos recursos florestais e a agricultura, por exemplo, esta última só interrompida com a chegada dos colonizadores.

Lançamento: O livro "Amazônia Antropogênica" será lançado no dia 23 de junho, às 19h30, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, localizado na Av. Nazaré, nº 376, São Brás, entre os prédios da Diretoria e Rocinha.

Exposição: Às 19h00, no prédio da Rocinha, haverá a abertura da exposição "Origens - Amazônia Cultivada", com a apresentação de utensílios utilizados pelo homem pré-histórico na região coletados a partir de pesquisas arqueológicas realizadas tanto pela equipe do projeto PACA como por outros arqueólogos do MPEG.