• menu1
08/06/2016 16h31 - Atualizado em 08/06/2016 16h31
Fundações do Norte e Nordeste se reúnem, em Belém, no II ENNFAIES. Programação é de dois dias.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Fundações do Norte e Nordeste se reúnem, em Belém, no II ENNFAIES. Programação é de dois dias.

As fundações de apoio às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de Pesquisa Científica e Tecnológica se reúnem hoje e amanhã, em Belém, no encontro anual do Norte e Nordeste. O evento tem como objetivo aproximar as entidades em torno dos procedimentos comuns e da busca pela melhoria da gestão de projetos.
O II Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (ENNFAIES) tem uma programação de dois dias, no hotel Radisson, com representantes do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), de fundações, da CGU e da Procuradoria da UFPA falando sobre assuntos afetam as entidades de apoio ou que fazem parte das suas rotinas. A expectativa é que a troca de experiências ajude a melhorar procedimentos e impulsione a gestão.
O vice-presidente do Confies, Fernando Peregrino fará palestra sobre o Marco Legal e os avanços a serem alcançados pela Ciência, Tecnologia e Inovação.
O presidente do Colégio de Procuradores do Confies, Jailson Agostinho, o assessor jurídico da FAURGS, Paulo Magalhães, e o coordenador jurídico da FUNPAR, André Feofiloff, abordarão as perspectivas das fundações diante dessa lei.
O diretor geral da UNISELVA, Cristiano Maciel, exporá a experiência da entidade na captação através de estratégia de comunicação, enquanto o assessor jurídico da FUNDEP, Bruno Teatini, falará sobre a legislação aplicada para recursos privados administrados pelas fundações.
O coordenador de Compras da FADESP, Gleidson Sousa, exporá a experiência da fundação na utilização de sistema de custeio, cabendo ao consultor de custos da FAPEU e CERTI, Gilvan Pedro; à analista de finanças e controle da CGU, Mary Rocha, e à representante da AGU debaterem sobre as formas de composição dos custos operacionais e a aceitação das IFES e dos órgãos de controle.
No site do evento, podem ser conferidas a programação completa e outras informações importantes.