• menu1
18/11/2015 16h14 - Atualizado em 18/11/2015 16h14
Material de auxílio pedagógico apoiado pela FADESP atende alunos da Escola de Aplicação da UFPA
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Material de auxílio pedagógico apoiado pela FADESP atende alunos da Escola de Aplicação da UFPA

Alunos das primeiras séries do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) contam com materiais de auxílio pedagógico produzidos com o apoio da FADESP. A mais recente publicação é o caderno "Os valores da Vida", material que incentiva a tolerância e o respeito ao outro.
O caderno foi organizado pelos professores da escola de Aplicação, Silvia Smith, Maria Divanete da Silva, Vera Pereira, Darlene Santos e pelo técnico da UFPA, Devison Nascimento. Ele contém estórias, ilustrações e perguntas.
Devison explica que o material foi pensado para trabalhar o desenvolvimento cognitivo e motor, além de estimular o hábito da leitura. E, através das perguntas que acompanham o final de cada texto, provocar a reflexão dos alunos sobre os temas.
Os assuntos abordados são universais como respeito, diversidade, amizade e família. De maneira simples, os autores levam os estudantes a refletirem sobre religiões, racismo e intolerância.
De maneira também simples e de fácil compreensão, outros materiais produzidos com o apoio da fundação têm cumprido o mesmo papel. O "Minidicionário de Ensino Religioso" explica a base de algumas religiões, a origem e os símbolos.
O livro "Olhares sobre a inclusão – Vivenciando e buscando a efetivação de uma educação para todos" trás as experiências de professores com o ensino inclusivo implantado em escolas públicas de municípios do interior do Pará.
Graduado em Ciências da Religião e técnico em assuntos educacionais, Devison vem desenvolvendo um trabalho junto com o grupo de professores para fornecer materiais regionais que possam auxiliar nas aulas do ensino fundamental e EJA. Hoje, o material é impresso para atender a escola de Aplicação, mas a meta é montar uma coleção e disponibilizá-la na internet.
Ele conta que a elaboração de livros e cadernos pedagógicos foi resultado de sua experiência com a publicação do TCC sobre "O que é arte rupestre da Amazônia". O trabalho foi premiado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o prêmio Proex Arte e Cultura.
Desde então, todos os materiais tiveram o apoio da UFPA e da FADESP, sendo que a fundação tem garantido o registro dos livros e cartilhas na Biblioteca Nacional através do sistema International Standard Book Number (ISBN).