• menu1
18/11/2015 10h16 - Atualizado em 18/11/2015 10h16
Lançado edital para financiamento de projetos na área da indústria química no país
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra

O Plano de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química (PADIQ), uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), lançou o seu primeiro edital de incentivo a projetos voltados para o desenvolvimento e investimento de produtos químicos no Brasil. 

A inscrição é online no site do BNDES e o processo seletivo será dividido em duas etapas: a primeira de apresentação das propostas dos planos de negócios que não requeiram recursos não reenbolsáveis, e a segunda de análise dos projetos que requeiram recursos não reembolsáveis, além dos demais tipos planos de negócios. 

O PADIQ tem recurso estimado em R$ 2,2 bilhões, durante o biênio 2016/2017, para aplicar em ações de fomento à inovação e investimentos produtivos de projetos para a indústria química brasileira.

O edital do PADIQ é destinado a seis linhas de pesquisas: aditivos para alimentação animal, derivados do silício, fibras de carbono e seus compósitos, produtos para exploração e produção de petróleo, insumos químicos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e produtos químicos de fontes renováveis de matérias-primas.

Os projetos podem prever parcerias com institutos tecnológicos, e caso os seus planos de negócios sejam selecionados para receberem o apoio do PADIQ, esses institutos também poderão ser beneficiados com os investimentos do plano.

Os interessados em participar do processo de seleção do edital tem até o dia 29 de janeiro de 2016 para apresentar os seus planos de negócios. 

Para dar orientação sobre o edital, a coordenação do PADIQ está realizando dois workshops de instrução, um deles ocorrerá na próxima terça-feira (24) no Rio de Janeiro e o outro nos dias 25 e 26, também de novembro, em São Paulo, conforme material publicitário, abaixo.