• menu1
02/09/2015 15h26 - Atualizado em 02/09/2015 15h26
Workshop de Tecnologias Avançadas reúne pesquisadores, docentes, alunos e empresários em Parauapebas
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Workshop de Tecnologias Avançadas reúne pesquisadores, docentes, alunos e empresários em Parauapebas.
Ampliar imagem
Alunos e convidados, numa dinâmica de troca e ampliação de conhecimentos.
Ampliar imagem
Professor Eduardo Braga, Natália Raiol, professor Nilton Soeiro e Luciane Figueiredo (FADESP).
Ampliar imagem
Turma de Engenharia Mecânica da UFPA em Parauapebas.

Parauapebas recebeu, no último dia 27, o I Workshop de Tecnologias Avançadas em Fabricação por Soldagem. O evento é resultado do projeto "Estudos de Parâmetros Geológicos de Processo para Viabilizar as Soluções Tecnocientíficas Demandas pela Cadeia Produtiva de Mineração, Metalurgia e Materiais do Estado do Pará" apoiado pela Vale e Fapespa através do Edital 01/2010 sob a coordenação geral do Prof. Dr. Eduardo de Magalhães Braga, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA.
O Workshop contou com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Educação, e foi realizado no Centro Universitário de Parauapebas CEUP, naquele município. A mesa de abertura foi composta por Natália Raiol, diretora de Operações Técnicas da Fapespa, professor Dr. Newton Soeiro, diretor adjunto do ITEC/UFPA e secretário da regional norte da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas.
E, ainda, o engenheiro Sham Oliveira, representante da Vale, o engenheiro Carlos Eduardo, representando a Semec, o professor Elias Fagury Neto, diretor do IGE da Unifesspa, Luciane Figueirêdo, à frente da Coordenação de Apoio a UFPA e Parceiros da FADESP e o professor Dr. Eduardo Braga, coordenador do evento.
Foi enfatizado por todos a importância do investimento na pesquisa e a iniciativa, tanto da Vale quanto da prefeitura e da Semec, de apoiar o projeto e, principalmente, os resultados a serem apresentados pela UFPA, rompendo os muros da universidade e dando um retorno à sociedade.
Foi citada a iniciativa da Universidade no processo de interiorização do conhecimento para além da capital, assim como a capacitação dos alunos e futuros profissionais da cidade. O professor Eduardo Braga aproveitou para fazer uma breve apresentação do Laboratório de Caracterização de Materiais Metálicos – LCAM, com sua história, projetos correlatos ao desenvolvimento do laboratório, estrutura física (detalhado os equipamentos e suas funcionalidades), equipe e serviços.
Foi dada ênfase à 1ª turma de Engenharia Mecânica do município através de parceria da UFPA com a Prefeitura de Parauapebas e gerenciamento da FADESP. Todos os alunos estavam participando do workshop e visitaram os laboratórios da universidade em Belém.
O workshop contou com a participação dos alunos e convidados, o que trouxe uma dinâmica e troca e ampliação de conhecimentos beneficiando a todos os participantes da área de engenharia.
O coordenador do evento ficou satisfeito com o resultado, pois vários alunos, técnicos e engenheiros de diversas instituições e empresas regionais participaram efetivamente, demonstrando o grande interesse em pesquisas e tecnologias de ponta desenvolvidas pelo LCAM/FEM/UFPA como aprendizado e para a solução de problemas industriais.

Palestras apresentadas
* MODERNIZAÇÃO DE CHUTES DE TRANSFERÊNCIA: Tecnologia e redução pelo Prof. Dr. André Mesquita, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA;
* APLICAÇÃO DAS ASPERSÃO TÉRMICA EM SUPERFICIES METÁLICAS pelo Prof. Msc. Pedro Paulo Ribeiro, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA;
* CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS RESISTENTES AO DESGASTE DEPOSITADO POR SOLDAGEM. Prof. Msc. Márcio de Carvalho, Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA;
* RECUPERAÇÃO DE PAS DE TURBINA HIDRÁULICAS UTILIZANDO O PROCESSO DE SOLDAGEM MIG-CW pelo doutorando Engenheiro Mecânico, Tarso Cabral;
* TENSÕES RESIDUAIS FUNDAMENTOS E TÉCNICAS CONVENCIONAIS pelo doutorando Engenheiro Químico, Lino Rodrigues;
* MEDIÇÕES DE TENSÕES RESIDUAIS UTILIZANDO TÉCNICAS NÃO CONVENCIONAIS pelo doutorando Engenheiro Mecânico, Ednelson Costa;
* A NANOTECNOLOGIA APLICADA EM REVESTIMENTOS SOLDADOS pelo doutorando Engenheiro Mecânico Paulo D'angelo Assunção;
* DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS PARA REVESTIMENTO DE MOINHOS pelo Engenheiro Mecânico, Sham Oliveira da Vale.