• menu1
27/08/2015 14h14 - Atualizado em 27/08/2015 14h14
Belém sedia Seminário Internacional "Sustainability: Challenges and Opportunities"
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra

Hoje e amanhã, Belém sediará o "Seminário Internacional "Sustainability: Challenges and Opportunities". Durante dois dias, serão debatidos os desafios e oportunidades que o ambiente sustentável tem para melhorar o planeta. 

A abertura ocorreu na quarta-feira, 26, na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV ), no Rio de Janeiro. Hoje e amanhã, a programação continua em Belém (PA), na sede da Faculdade Ideal , instituição de ensino conveniada à FGV.

Conforme a organização, o objetivo é discutir de uma forma científica, em um ambiente multidisciplinar, as questões de sustentabilidade que são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental.

Na oportunidade, membros de entidades como FADESP, ONU, CLADEA, Angrad, ANPAD, CEEMAN, Academia de Ciências da Rússia e outros irão discutir sobre os desafios da região, conhecer suas riquezas, além de explorar toda a magia, o atrativo e as riquezas que ainda estão por ser descobertas.

O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Academia Brasileira de Educação, professor Antônio Freitas, acredita que o espaço só tem a contribuir com a região como um todo, refletindo-se as discussões sobre a experiência de outros países que enfrentam problemas assemelhados.

Segundo ele, os professores e pesquisadores são multiplicadores dessa ideia, que começa como uma semente que está em desenvolvimento e as nações unidas estão capitaneando o Programa de Sustentabilidade objetivando a preservação do meio ambiente.

Agenda -  Hoje, uma das palestras será ministrada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, que também apresentará o "Projeto Preservar" . No dia 28, um workshop com um tour pelos rios da região amazônica será proferido pelo pesquisador Dilson Frazão, Engenheiro Agrônomo com larga experiência na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e diretor técnico da FAEPA.

O momento também irá contar com a presença do técnico em guia de turismo regional, nacional e América do Sul, Marco Romero. A proposta do evento é recepcionar interessados em sustentabilidade, tanto no meio acadêmico quanto empresarial de diversas partes do mundo.

ApoioO encontro  é o primeiro do gênero organizado pela FGV e conta com o apoio da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura), Embrapa, FADESP da PRME/ONU - Principles of Responsible Management Education (Princípios Para Educação Empresarial Responsável, da Organização das Nações Unidas), do qual a FGV é membro.

Texto: com colaboração da Ascom FACI