• menu1
18/08/2015 12h24 - Atualizado em 18/08/2015 12h24
Divulgado o resultado do PACI com 36 propostas selecionadas.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Divulgado o resultado do PACI com 36 propostas selecionadas.

Saiu o resultado do edital de seleção do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). Foram selecionadas 36 propostas de diversas áreas do conhecimento. O responsável pelo apoio deverá informar os dados para a emissão de passagem com a antecedência de pelo menos 30 dias da data da viagem.
Os beneficiários são docentes permanentes de Programa de Pós-Graduação stricto sensu na UFPA e a reunião para elaboração do projeto de pesquisa em regime de colaboração poderá ocorrer na UFPA ou na instituição estrangeira de vínculo do pesquisador colaborador.
A partir da seleção das propostas, os contemplados devem seguir algumas regras como o envio dos pedidos de passagem com antecedência mínima e do resultado dos encontros promovidos com a ajuda do PACI. Está previsto no edital, por exemplo, que após a reunião, o beneficiário terá o prazo de 30 dias para encaminhar à PROPESP o texto do projeto de pesquisa elaborado em cooperação.
E, ainda, a informação da agência à qual o projeto será submetido para financiamento. O encaminhamento deve conter também a concordância do pesquisador estrangeiro parceiro na iniciativa. Outras regras estão no edital e o não cumprimento delas implica no impedimento de acesso a novos editais de apoio do programa.
O PACI oferece recursos para a realização de reuniões entre grupos de pesquisa da UFPA e outras Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo é ajudá-los a elaborarem propostas para serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a cooperação interinstitucional na Pós‐Graduação.
O apoio é uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e FADESP, sendo garantido através do custeio de despesas com passagens e diárias que permitirão o deslocamento de pesquisadores para os locais onde serão realizadas reuniões de trabalho destinadas à elaboração de projeto de pesquisa em regime de cooperação.

- Na página do PACI estão os últimos editais, valores investidos, propostas já beneficiadas e resultados de trabalhos.
Na página do Programa de Apoio (PROAP) confira todos os demais programas realizados em apoio às pesquisas e qualificação através de ações voltadas aos eventos científicos, publicação de textos periódicos referenciados internacionalmente e despesas com passagens para a participação de pesquisadores em eventos internacionais e reuniões de intercâmbio.