• menu1
06/07/2015 11h30 - Atualizado em 06/07/2015 11h30
Inscrição do PACI encerra nesta quarta-feira, 08.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Inscrição do PACI encerra nesta quarta-feira, 08.

O prazo para os pesquisadores submeterem as suas propostas ao Edital 2015 do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da UFPA e FADESP, encerra nesta quarta-feira (08).

O prazo encerria no último dia 03 e foi prorrogado para até o dia 8. O edital de retificação trouxe além da prorrogação da data de submissão das propostas a alteração no envio da proposta pelo Protocolo Central da UFPA. De acordo com este edital, a proposta também pode ser entregue diretamente na diretoria de Capacitação da PROPESP, Campus Guamá, em Belém, até às 18h desta quarta.

Para se inscrever ao PACI, o pesquisador deve apresentar o ofício de encaminhamento do pedido, e ainda o formulário de inscrição de proposta e declaração de compromisso; o comunicado do pesquisador estrangeiro colaborador informando a sua experiência de interação com o pesquisador da UFPA, seu interesse na cooperação com o pesquisador da UFPA, o título do projeto de pesquisa a ser elaborado na reunião de trabalho, o compromisso em submeter o projeto à agência de fomento brasileira ou estrangeira até o final de 2016 e os resultados esperados do projeto a ser desenvolvido.

Objetivo do PACI – O programa tem o objetivo de financiar reuniões de trabalho entre pesquisadores da Universidade Federal do Pará e pesquisadores de instituições estrangeiras na elaboração de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em colaboração.

O programa concede, passagens aéreas e diárias ao pesquisador da UFPA que precisar se deslocar para a instituição estrangeira, ou ao pesquisador estrangeiro que visitar a UFPA.

A ideia do programa é estimular a produção científica, a partir de um maior intercâmbio entre os pesquisadores da universidade e de instituições do exterior, promovendo assim, a internacionalização dos grupos de pesquisa da UFPA.

Cerca de 36 propostas devem ser selecionadas este ano para apoio.