• menu1
27/05/2015 17h53 - Atualizado em 27/05/2015 17h53
Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas oferta curso. Inscrições abertas.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas oferta curso. Inscrições abertas.

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o curso "Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos". As aulas serão de 25 a 27 de junho.
O curso é destinado a estudantes e profissionais. O conteúdo reúne introdução ao panorama energético nacional, mais legislação e etiquetagem nos projetos, obras e licitações; sistema geral de classificação e sistemas de edificação (iluminação artificial e condicionamento de ar).
No programa constam, ainda, Equação Geral e pontuação final da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e Método Prescritivo (pré-requisitos gerais e específicos, classificação da envoltória, do sistema de iluminação e do sistema de condicionamento de ar).
As aulas (16 horas presenciais e quatro à distância) serão ministradas pelo GEDAE, grupo sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e à Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) da UFPA.
O GDAE é um dos laboratórios multiplicadores da Rede Nacional de Eficiência Energética em Edificações (R3E) que foram financiados e capacitados pela ELETROBRAS. Ele possui consultores especialistas em Eficiência Energética em Edificações.
Os professores serão a arquiteta Heliana Ceballos Aguilar (coordenadora) e o engenheiro Dr. Marcos Barros Galhardo.
São ofertadas 30 vagas, sendo que é necessário atingir o mínimo de quinze alunos para a montagem da turma.
As inscrições estão sendo realizadas no laboratório do GDAE, no campus Guamá da UFPA. Mais informações com Rosi Costa pelo telefone (91) 3201-7299 ou email rosicosta@ufpa.br. O investimento é de R$ 700,00 para profissionais e R$ 400,00 para estudantes.