• menu1
05/12/2014 10h7 - Atualizado em 05/12/2014 10h7
Ato na Praça do Carmo marca abertura do III Congresso Internacional de Justiça Global
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Ato na Praça do Carmo marca abertura do III Congresso Internacional de Justiça Global

O "III Congresso Internacional de Justiça Global em Direitos Humanos na Amazônia" e o "IV Fórum de Direitos Humanos", evento apoiado pela FADESP, através do Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV), começa neste domingo, 07, com um ato político a partir das 15 horas na Praça do Carmo, bairro da Cidade Velha, em Belém.

Participam do ato membros do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA) – organizador do congresso - , além de representantes da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH); Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Emaús); Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia da UFPA; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ativistas de movimentos sociais como o Xingu Vivo, Projeto Tela Firme do bairro da Terra Firme e Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC), entre outros.

A programação continua com a exibição de mini documentário, documentário e filme no Fórum Landi, localizado na Rua Siqueira mendes, nº 60, Cidade Velha. O primeiro deles a ser apresentado ao público é o "Crônicas (des) Medidas de Alyne Alvarez", às 15h30. Em seguida haverá um debate sobre o assunto com Farah Malcher do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e o professor de direito penal da UFPA Hélio Moreira.

Ás 16h30 documentário "Serra Pelada" é exibido e os debates ficam por conta de Gustavo Godinho e Priscila Brasil. Já o filme "Ópera Cabocla" é apresentado ás 17h30 com Adriano Barroso falando sobre o assunto.

Haverá ainda a exposição "A Amazônia que vi e intervi" dos fotógrafos Alexandre Calandrini e Paula Vanessa, também no Fórum Landi.

Abertura do "III Congresso Internacional de Justiça Global em Direitos Humanos na Amazônia" e o "IV Fórum de Direitos Humanos"

O procurador da república, André de Carvalho, faz a conferência de abertura do congresso falando sobre "O futuro do sistema interamericano de direitos humanos: desafios e novas perspectivas", dia 10, ás 17 horas no auditório do ICJ, no campus profissional da UFPA. A palestra tem como debatedoras a professora da universidade Paula Arruda e do LAJUSA, Amanda Pimentel.

A violação dos direitos humanos a partir da implantação dos grandes projetos na Amazônia é o tema da mesa redonda logo após a conferência de abertura. Este assunto vai ser tratado pelo representante do Movimento Xingu Vivo, Dion Monteiro e pelos professores da UFPA José Benatti e Luly Fisher, tendo como mediador o membro do LAJUSA, Enilson Rocha.

Já o "IV Fórum de Direitos Humanos" abre na próxima terça-feira, 09, a partir das 8h30 da manhã, com uma rodada de conversas sobre "A reivindicação de terras pelo povo indígena e a dificuldade de demarcação pelo processo legal" e a "Saúde e educação para povos indígenas", também no auditório do ICJ/UFPA.

Veja a programação completa do evento.


Eventos apoiados pelo PAEV.

Confira também na Galeria de Imagens do nosso site, outros eventos apoiados pelo PAEV, programa desenvolvido pela FADESP em conjunto com a PROPESP/UFPA, que oferece a cobertura de despesas com aquisição de passagens aéreas nacionais, material de consumo e contratação de serviço terceirizado de pessoa jurídica em apoio a eventos locais, regionais e internacionais.