• menu1
17/11/2014 8h23 - Atualizado em 17/11/2014 8h23
Hoje último dia de inscrição para Curso de Técnicas de Ensaio em Alta e Extra Alta Tensão
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Hoje último dia de inscrição para o Curso de Técnicas de Ensaio em Alta e Extra Alta Tensão

Encerra hoje, 17, as inscrições para o curso "Técnicas de Ensaio em Alta e Extra Alta Tensão", gerenciado pela FADESP. Os módulos serão ministrados por Darcy Ramalho de Mellho e Orsino Borges Filho, ambos do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL/Eletrobras).

As inscrições estão sendo feitas na secretaria do Ceamazon/UFPA, localizado no campus do Guamá da UFPA, próximo ao quarto portão. O curso custa R$ 400,00 para profissionais diversos e R$ 200,00 para alunos de graduação e pós-graduação.

O pagamento deverá ser feito via depósito bancário para a conta corrente 99.472-3, código identificador 1.062.147-4, do Banco do Brasil 001, agência 3702-8.

O curso será ministrado em dois módulos, com duração de quatro dias, cada. O primeiro será realizado de 18 a 21 de novembro deste ano e o segundo, de 02 a 05 de dezembro, sempre das 15h30 às 21h30, no auditório do Ceamazon.

Conforme a coordenação, o objetivo do curso é apresentar "um novo universo de trabalho que permitirá vivenciar e ter maior conhecimento sobre a real capacidade tanto dos equipamentos utilizados no Setor Elétrico Brasileiro como dos valores utilizados nos projetos de linhas de transmissão e subestação".

E também "orientar os futuros operadores do laboratório sobre as fontes de tensão utilizadas nos diversos ensaios, detalhes de montagem de uma configuração de ensaio, seja para avaliar um equipamento, seja para realizar um estudo para avaliar uma distância de isolamento a ser usada em um projeto ou obter dados a serem utilizados um uma tese de mestrado ou doutorado e no mercado de energia elétrica".
O assunto, de acordo com a coordenação, "está intimamente relacionado com o conhecimento fruto da operação de Laboratórios para Ensaios em Alta Tensão" e "é uma cátedra que não se aprende em universidades ou em cursos de mestrado ou doutorado" , mas pode ser aprendida com pessoas que passaram diversos anos de sua vida realizando ensaios dielétricos em diversos equipamentos para Alta e Extra Alta Tensão.

Confira algumas informações sobre os instrutores
Darcy Ramalho de Mello

Graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977. Obteve o grau de mestrado pela COPPE em 1984. Trabalhou no CEPEL de 1978 a 2013, inicialmente nas áreas de ensaio de alta tensão e depois como responsável por diversos projetos de P&Dna área de linhas de transmissão e redes de distribuição envolvendo, principalmente, isoladores, sendo autor de três patentes depositadas no INPI (uma sobre o desenvolvimento de um novo isolador de porcelana para regiões com elevado nível de poluição, uma sobre um kit para ensaios de perfuração sob impulso e outra sobre o desenvolvimento de um espaçador polimérico para redes compactas de distribuição).

Desde 1994 é o coordenador da Comissão de Estudos de Isoladores (CE 36.1) do COBEI / ABNT. Representante do Brasil no Technical Committee 36 - Insulators da International Electrotechnical Commission (IEC). Membro do IEEE, do Cigré e secretário do Grupo de Estudo B2-21 e do Working Group D1.45, ambos do Cigré. Autor ou coautor de mais de 70 artigos científicos apresentados em seminários ou publicados em revistas e jornais científicos, tendo sido premiado com 4 deles.

Orsino Borges Filho

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). M.Sc. em Engenharia Elétrica pela COPPE/ UFRJ (1991). Pós-graduado em Gestão do Conhecimento (MBKM) pela COPPE/UFRJ (2003). Pesquisador do CEPEL de Dez/1984 a Dez/2013, onde também atuou como assistente da Diretoria de P&D+I, chefe da Área de Conhecimento de Laboratórios e gerente técnico do Laboratório de Calibração para grandezas elétricas, tempo e frequência.

Tem mais de 25 anos de experiência com execução e gestão de projetos de P&D e serviços tecnológicos na área de Engenharia de Alta Tensão (AT) em temas relacionados com técnicas de ensaio e medição em alta tensão: medição de transitórios de tensão e corrente, calibração de sistemas de medição em AT, ensaios dielétricos de tensão aplicada, descargas parciais, resposta em frequência de transformadores, monitoramento de transformadores de potência e arco elétrico de potência. Coordenador do Comitê de Estudos D1: Materiais e Tecnologias Emergentes de Ensaios e Medição do Cigre-Brasil de 2008 a 2014. Cerca de 60 artigos apresentados em eventos técnicos nacionais e no exterior e duas patentes depositadas no INPI.

Confira os módulos e a distribuição do conteúdo
Módulo 1
Orientador : Darcy Ramalho de Mello
Dia 1- (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assuntos:
 Conceitos básicos;
 Aterramento e blindagem de um laboratório de Alta Tensão;
 Segurança operacional;
 Normalização;
 Atendimento ao cliente.

Dia 2- (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assuntos:
 Gerador de impulso de tensão;
 Ensaios de impulso atmosférico;
 Ensaios de impulso de manobra.

Dia 3- (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assuntos:
 Fontes de tensão em corrente alternada;
 Ensaios em frequência industrial a seco e sob chuva;
 Aula evidenciando cuidados na montagem de arranjos de ensaio de impulso de tensão. Apresentação do gerador de Impulso de Tensão-Laboratório da Eletronorte Miramar.

Dia 4 : Realização de Ensaios em Laboratório, referente a Fonte de Tensão. Serão realizados nas instalações da Eletronorte em Miramar.

Módulo 2
Orientador: Orsino Borges Filho
Dia 1 – (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assunto:
 Conceitos básicos sobre medição em ensaios de Alta Tensão;

Dia 2- (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assuntos:
 Conceitos básicos sobre para-raios;
 Gerador de impulso de corrente.

Dia 3- (Duração 6 horas com 1 intervalo de 20 minutos)
- Assuntos:
 Conceitos básicos sobre ensaio de descargas parciais;
 Conceitos básicos sobre ensaio de medição da capacitância e tg δ;
 Aula evidenciando cuidados na montagem de ensaio em para-raios com o Gerador de impulso de corrente.

Dia 4 : Ensaios em Laboratório nas instalações da Eletronorte em Miramar.

Clique aqui e confira outras informações.