• menu1
28/08/2014 11h5 - Atualizado em 28/08/2014 11h5
FADESP abre processo seletivo para o cargo de Analista de Laboratório
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
FADESP faz seleção para cargo de Analista de Laboratório

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) está com inscrição aberta para o processo seletivo ao cargo de Analista de Laboratório. Os interessados têm até o dia 19 de setembro para enviar o curriculm vitae para o email da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), rh-interno@fadesp.org.br.

O salário-base é compatível com a função, acrescido de benefícios trabalhistas como ticket alimentação, assistência médica e vale transporte. O candidato selecionado irá trabalhar em projeto do Instituto Tecnológico da Vale.

Para concorrer à vaga, o candidato deve atender alguns requisitos pré-estabelecidos no processo seletivo, como trabalhar com crescimento de plantas no solo "in situ", assim como crescimento em condições assépticas "in vitro".

O trabalho "in situ", no solo, implicará manuseio de solo; cultivo de plantas; cuidado diário como suprimento de água e fertilizantes conforme a necessidade; cuidado com equipamentos para manter as condições de crescimento como temperatura e umidade nas condições ideais; descarte do material vegetal; utilização de acordo com normas da Lei local; cruzamento genético, e quando necessário, lavagem da vidraria reutilizável.

O trabalho "in vitro" será realizado em ambiente estéril, nos fluxos laminares. O trabalho envolve a introdução de plantas dentro da cultura in vitro por esterilização superficial; cultivo de plantas ou células em meio de cultivo estéril; transferência regular do material vegetal para o meio de cultura fresco; preparação e esterilização do meio de cultura, descarte do material vegetal usado de acordo com as leis locais; limpeza da vidraria reutilizável; manutenção dos equipamentos requeridos para cultura de tecidos vegetal in vitro.

Ele terá ainda responsabilidade adicional no controle e encomenda contínua de material necessário para o suprimento do trabalho com plantas. Manuseio de micro-organismo como Agrobacterium e E.coli, e quando necessário, participar de experimentos de clonagem molecular e engenharia básica. Também fazer análise do material vegetal extração de DNA, RNA, proteínas e separação eletroforética de biomoléculas quando necessário. Trabalho esse, que será executado com a utilização de microscópio óptico e fluorescente.

A FADESP esclarece, ainda, que todas as atividades requerem uma cuidadosa habilidade na manutenção dos registros dos experimentos e das ações. Ele trabalhará com Organismos Geneticamente Modificados (OMG), além de participar do treino de estudantes e de novos membros do grupo.

Perfil desejado para o cargo de Analista de Laboratório

Graduação em ciências Biológica ou Química, preferencialmente mestrado em áreas afins; capacidade de comunicação; inglês fluente; habilidade para desenvolver procedimentos de operação padrão e protocolos é desejável; conhecimento básico em programas como Microsoft Word, Microsoft Excel e programas de processamento de imagens, no qual são necessários para a manutenção dos registros do laboratório.
E como o trabalho envolverá preparação de meios de cultura e soluções, o candidato precisa ter conhecimento básico de química, álgebra, cálculos de concentrações e habilidades similares. Porém, não há necessidade dele ter conhecimento específico do manuseio de plantas.