• menu1
10/06/2014 16h51 - Atualizado em 10/06/2014 16h51
Propesp e Fadesp lançam edital do PACI 2014
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Propesp e Fadesp lançam edital do PACI 2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) lançaram nesta terça-feira (10), o edital 2014 do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI).

O programa incentiva a cooperação entre grupos de pesquisa vinculados aos programas de Pós-Graduação (PPG's) da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país e do exterior.

Podem solicitar recursos do PACI, grupos de pesquisadores da UFPA que precisem participar de reuniões externas com outros grupos para elaborar propostas de projetos de pesquisa à cooperação a serem submetidas a agências de fomento.  O programa tanto financia a ida de pesquisadores da Universidade para outras regiões e até fora do país, quanto apoia o deslocamento de pesquisadores estrangeiros para reuniões na UFPA.

O PACI custeia passagens aéreas e diárias e os recursos são disponibilizados pela FADESP. Para este ano, a Fundação alocou 250 mil reais no apoio às reuniões de cooperação interinstitucional. Deste total, poderão ser concedidas passagens aéreas no valor máximo de R$ 4.000,00 e diárias de até R$ 3.000,00.

De acordo com o edital, os pesquisadores devem solicitar o apoio do PACI à PROPESP no Protocolo Central da UFPA de posse de alguns documentos, entre eles, o ofício de encaminhamento do pedido, formulário de inscrição de proposta, declaração de compromisso, comunicado do pesquisador estrangeiro informando, por exemplo, a experiência de interação com o pesquisador da UFPA, o interesse da cooperação e o título do projeto a ser iniciado.

Acompanhe o cronograma do edital:

- Lançamento do Edital - 16 de junho/14

- Submissão de propostas - até 14 de agosto/14

- Avaliação das propostas - de 12 a 29 de agosto/14

- Divulgação do resultado - até 01 de setembro/14

- Período para a realização da viagem - 30 de setembro a 15 de dezembro/14